quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cavaleiro Martinho rumou à João da Rosa


Em momentos de pobreza (económica e de espírito às vezes), é agradável sentir o conforto de um miminho de alguém que, de repente, se lembra de fazer algo pelo outro. Por momentos, esquecemos o poder da “troika”, da “crise”, da bonita expressão “refundação do estado” (gosto muito desta porque nem percebo bem o que é), da visita da doutoríssima senhora Merkel e deixamo-nos levar pelo prazer de uma agradável surpresa gastronómica.

Na passada sexta-feira, a comunidade escolar foi brindada com uma oferta muito especial: um bem requintado lanche de magusto. As castanhas foram, como deve ser, as rainhas do dia e apareceram assadas mas também bem escondidas em tartes, compotas e bolinhos. Como não há rainha sem rei, nem outono sem pratos quentes, o lanche contou ainda com “morcela em sopa de ananás”, carnes e chouriças assadas, pão alentejano, bolo de chocolate e outros miminhos. Entre sumos e outras bebidas, um espaço especial para a jeropiga, a bebida nobre da época que teve de ficar quase intacta dado o local e hora do acontecimento.

Os alunos da turma CEF Mesa 2 prepararam todas as iguarias, com as indicações da formadora Marina Lourenço, do professor (e cozinheiro) Luís Gonçalves e sob o olhar atento da directora de turma que, não opinando, sempre ia acompanhando o desenrolar da actividade.

Em tempos tão “apertados”, obrigada a estes meninos, aos professores que os apoiaram e à direcção que ofereceu este magusto especial. Parece que o espírito do cavaleiro romano Martinho ainda anda por aí…
 
Mónia Mesquita.

Aqui ficam algumas fotos….
 





























 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário