quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Escola recebe a Orquestra do Algarve


          No âmbito do projeto “A Escola recebe a Orquestra do Algarve”, um projeto de âmbito pedagógico levado a efeito pela Direção Regional de Educação do Algarve e a Associação Musical do Algarve, a nossa Escola foi selecionada e recebeu, no dia 15 de Maio, pelas 15:30 h, um grupo de música de câmara desta orquestra. Prosseguindo a estratégia de formar e informar novos públicos, procura-se assim melhorar o conhecimento das crianças e jovens sobre os instrumentos que constituem uma orquestra, bem como sobre as mais variadas obras de compositores clássicos e contemporâneos.
          O projeto "A Escola recebe a Orquestra do Algarve" permite às escolas receber, de uma forma mais intimista e interativa, a Orquestra do Algarve (OA) em agrupamentos de música de câmara, que asseguram intervenções musicais e esclarecimentos sobre o funcionamento de uma orquestra e respetivos instrumentos.
          Tendo em conta as características deste projeto e as condições requeridas para a sua apresentação, destinou-se o mesmo ao 2.º ciclo, a um número limitado de turmas - 5.º C; 5.º D ; 6.º A; 6.º B e 6.º C – e respetivos professores acompanhantes.
          A participação foi aberta a todos os docentes e funcionários que, não estando em exercício de outras funções quisessem assistir.







segunda-feira, 21 de maio de 2012

Exposição ARTE EM MOVIMENTO


O grupo disciplinar de Educação Visual e Tecnológica convida toda a comunidade educativa a visitar a mostra de trabalhos realizados nesta disciplina, por alunos dos 5º e 6º anos das escolas José Carlos da Maia, Professor Paula Nogueira, João da Rosa, Dr. Alberto Iria, de Olhão, e Poeta Emiliano da Costa, de Estoi. Os trabalhos tiveram como tema o Património Local.



terça-feira, 8 de maio de 2012

"Dia CEF" em São Brás de Alportel


No passado dia 17 de abril, a turma MESA 2 do nosso Agrupamento, a convite da Direção do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel participou na comemoração do Dia CEF desse Agrupamento, atividade realizada anualmente com o intuito de divulgar boas práticas e promover a integração destes cursos na oferta formativa das escolas.

O dia contou com uma série de atividades distribuídas ao longo do dia. De manhã, no auditório, cada um dos cursos, representados pelos seus alunos, apresentou as suas caraterísticas, objetivos e práticas desenvolvidas. Foi interessante ver alunos, ainda tão jovens, vestirem a capa de verdadeiros profissionais e fazerem várias demonstrações, nomeadamente de pratos de culinária, de robótica e ainda de variados cocktails. A turma Mesa 2 não foi exceção e também apresentou no auditório as práticas de hotelaria olhanense, não esquecendo de mencionar o saboroso peixe e marisco de Olhão.

Este momento no auditório foi muito intimista e contou com testemunhos quer de professores, representados nomeadamente pela coordenadora dos cursos, Paula Nascimento e pela diretora Violantina Hilário, quer de alunos. Para mim, como professora e incentivadora deste tipo de cursos, foi particularmente tocante o testemunho de alunos do atual Curso Profissional de Cozinha, apelando ao profissionalismo dos formandos e também o testemunho de um outro aluno que, publicamente, assumiu um “mea culpa” relativamente a um período algo conturbado na escola. Promoveu-se, de forma muito pedagógica e intimista, a partilha de experiências entre vários alunos, entra as duas escolas, o que se revelou muito profícuo para todos os intervenientes.

O almoço foi servido pela equipa de hotelaria de ambas as escolas e foi muito reconfortante para todos constatar o saudável espírito de grupo entre os formadores e formandos. Agradável foi também para alguns dos nossos meninos ter a prazer de ser servido pelos colegas de curso de ambas as escolas.

De tarde, os cursos de hotelaria mimaram a comunidade educativa com outros petiscos: gaufres, crepes e a turma MESA 2 apresentou um leque variado de frutas laminadas, com as configurações que se podem ver nas fotografias.

À chegada a Olhão, o sentimento unânime era de muita satisfação. Foi um dia muito bem passado, cheio de experiências novas, de sorrisos, de aprendizagens.

Agradeço o dia aos meus alunos e colegas do ano passado, que tão bem nos receberam e aos meus atuais alunos, pela forma como dignificaram Olhão no comportamento e desempenho evidenciados. À direção da escola de São Brás, muito obrigada pelo convite. Uma palavrinha de agradecimento à disponibilidade da Câmara em transportar-nos a São Brás. A todos, sinceros cumprimentos CEFianos!
Clica aqui para acederes ao álbum desta visita

Mónia Mesquita.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dança das palavras

Decorreu, de 30 de abril a 04 de maio, mais uma edição da "Dança das palavras", uma iniciativa do Departamento de Línguas que visa celebrar a cultura e a língua de Portugal, da França, do Reino Unido e da Espanha. A palavra foi rainha nos múltiplos momentos de partilha de atividades entre turmas que decorreram na nossa biblioteca e na sala 18. Houve gastronomia e música a condizer, muita poesia, expressão dramática e livros. Uma semana em cheio, onde reinou a franca partilha e onde se revelaram talentos. Ficou uma vontade de mais e o "bichinho" do espetáculo.




Clica no link para acederes ao álbum
Álbum Dança das Palavras

terça-feira, 1 de maio de 2012

As nossas leitoras na RTP

A RTP fez a cobertura da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que teve lugar em Olhão no dia 18 de abril, e emitiu uma pequena reportagem no programa Portugal no Coração. Clica na ligação e avança até ao minuto 13 da Parte3.