domingo, 28 de outubro de 2012

Urgente: alterar hábitos alimentares


A propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se comemora anualmente no dia 16 de Outubro, nós, alunos da turma Mesa 2, juntamente com as professoras Ana Lúcia Pratas, Lisdália Guerreiro, Marina Lourenço, Mónia Mesquita e Sandra Patrão decidimos realizar uma exposição alusiva a este dia tão especial. Numa sociedade pobre em hábitos alimentares, em que a taxa de obesidade aumenta cada vez mais no nosso país e no mundo, pensamos alertar a comunidade escolar para a imperiosa necessidade de se praticar uma alimentação saudável.

Para esta atividade desenvolvemos, em verdadeiro trabalho de equipa, uma série de tarefas: pesquisamos sobre o tema na internet; realizamos trabalhos escritos sobre o tema; realizamos inquéritos sobre a alimentação a alunos, professores e funcionários; elaboramos este artigo; formulamos conselhos e, mais original ainda, criamos uma verdadeira roda dos alimentos. Esta atividade, devemos confessar, criou-nos grandes expetativas e, por isso, podemos dizer que foi, ao mesmo tempo, muito divertida e stressante. A responsabilidade que nos incutiram para fazer esta tarefa exigiu que conhecêssemos as proporções dos alimentos em cada setor e os organizássemos adequadamente no respectivo espaço. Interessante também foi o facto de termos contribuído diretamente para a roda com géneros alimentícios trazidos das nossas casas. Voluntariamente, alguns trouxeram frutos como maçãs, uvas ou laranjas; outros contribuíram com diferentes tipos de pão e outros ainda com massas sortidas, legumes variados, entre outros alimentos. Os professores não escaparam e também contribuíram com alguns alimentos como frutos secos e leguminosas. Quem escapou do apetite voraz de quem a visitou foi a nossa roda dos alimentos! A tentação era grande mas nós, em escala, ao longo de todo o dia, mantivemo-la intacta e segura de mãos alheias! Ficam as fotos para atestar a nossa iniciativa.

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial às funcionárias da cozinha que dispensaram generosamente alimentos do seu espaço, apoiando, desta forma, a nossa atividade. A exposição final contou ainda com trabalhos desenvolvidos pelas turmas 6ºC e 6ºPCA, tendo esta última contribuído também com uma faixa alusiva ao dia comemorativo.

Ainda a propósito do tema da alimentação, estamos neste momento a desenvolver um trabalho de investigação sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar da João da Rosa. Elaboramos inquéritos na aula de Português e inquirimos adultos e crianças do Agrupamento acerca dos seus hábitos alimentares. Trabalhamos os dados nas aulas de Matemática, com a professora Lisdália Guerreiro e vamos organizá-los em esquema para posterior apresentação nas aulas de TIC, com a professora Vera Neves. A entrevista e os resultados serão divulgados brevemente neste mesmo espaço. Até lá, só nos resta desejar-vos óptimas refeições seguindo as boas regras de uma alimentação saudável…

Está nas vossas mãos!
Turma CEF Mesa 2
(em aula de Português, sob orientação da professora Mónia Mesquita)












 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Formis, o Mestre dos Elementos


“A ajuda chegou!”

            -Para que reino irei primeiro? – questionava-se Formis, enquanto segurava no mapa. – Krakan, Polaris e Verux são os que ficam mais perto de acordo com o mapa do avô.

            Enquanto pensava, deparou-se com uma placa de madeira, deteriorada pelo tempo e repleta de pequenas ervas.

            -“Polaris” – leu. – Acho que já me decidi.

            Quando chegou à cidade, reparou que esta era uma floresta, protegida por uma enorme e impenetrável parede de espinhos. Foi então que sentiu a temperatura do seu bolso aumentar. Retirou, rapidamente, a pequena pedra do bolso e reparou que esta cintilava com um brilho flamejante.

            Foi nesse momento que saiu da pedra um espírito laranja, bem parecido com Formis.

            - Olá, Formis. – disse o espírito. – Muito prazer em conhecer-te meu libertador e, agora, meu novo mestre.

            -Quem és tu? – gaguejou Formis, não sabendo se estava assustado ou espantado.

            - Eu sou o espírito do elemento fogo. Estive aprisionado nesta pedra durante milhões de anos, assim como os meus irmãos que ainda devem estar presos nas outras pedras lendárias. Não é que não goste da minha casa, mas imagina o que é passar tantos milénios num espaço fechado, ainda por cima um claustrofóbico como eu! Mas adiante… apenas saí porque tens um problema que eu posso resolver. Observa.

            Foi então que o espírito retornou para a pedra. Esta, ficou suspensa no ar e, de repente, penetrou no interior de Formis. Este começou a sentir uma pequena comichão no seu braço esquerdo, quando, sem aviso, o seu braço se transformou num imponente lança-chamas.

            - Uau! – exclamou – Mas o que me aconteceu?

            - Fui eu! Entrei no teu corpo e dei-te o meu poder do fogo. Agora apenas tens de pensar em activar o lança-chamas que eu farei a minha magia.

            Formis ficou espantado com o que ouvira e ainda mais quando se apercebeu de que o espírito do fogo falara através da sua mente.

            Apontou então o seu novo membro para a parede de espinhos e gritou:

            -Activar lança-chamas!

            Nesse instante, um enorme jorro de fogo saiu do seu braço e erradicou a poderosa proteção da floresta.

            - Agora passa rapidamente antes que voltem a crescer!

            Assim fez e, um minuto depois da sua passagem, a grandiosa muralha vegetal erguia-se de novo em direcção aos céus.

            -Obrigado! – disse Formis.

            A pedra saiu então do seu interior e o seu braço voltou ao normal.

            - Quando precisares, apenas pensa no meu nome, Focus Master, e eu ajudar-te-ei.

            Com o seu novo amigo e um crescente nervosismo por entrar num lugar tão assustador e escuro, o nosso herói seguiu em frente, sem fazer qualquer ideia do que o esperava.

Miguel Francisco, 9ºA

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um dos nossos escritores inaugura nova obra

Depois do sucesso alcançado com o Diário de Howard Carter, publicado neste jornal, o nosso brilhante escritor Miguel Francisco, agora no 9º ano, dá hoje a conhecer os dois primeiros capítulos da obra Formis, o Mestre dos Elementos. Trata-se de uma narrativa fantástica, repleta de aventura, magia, criaturas poderosas e muito mistério. Mantenham-se atentos e sigam as publicações.
 
Formis, O Mestre dos Elementos
 “ A Origem”
            A cidade de Kyru fora em tempos o maior império alguma vez visto em Solarys, terra Lumidios, um povo conhecido pelas suas grandes obras e feitos. Um povo que se regia pela força das suas crenças, sendo o seu maior tesouro todas as dezassete pedras lendárias, cujo poder apenas poderia ser controlado pelo “Mestre dos Elementos”, por quem todos aguardavam.
Os anos foram passando, sem que as pedras dessem sinal de que o “Mestre dos Elementos” haveria chegado. Com receio de que as pedras caíssem em mãos erradas, os Lumidios resolveram separá-las e escondê-las nos recantos mais remotos de Solarys. Os guerreiros que as esconderam foram obrigados a guardar o segredo da sua localização e os registos desse feito foram destruídos ou escondidos, ninguém sabe realmente o que aconteceu.
 
“Que a jornada comece!”
 
            - Formis, despacha-te, está a chegar o momento! – disse-lhe a mãe.
            - Estou a ir! – respondeu o pequeno, enquanto caminhava para a sala onde o avô se preparava para dar as prendas de natal.
            - Aqui tens. – disse o avô, entregando um embrulho a Formis. – Penso que saberás o que fazer com ela.
            O pequeno abriu o embrulho, ansioso e expectante, mas logo a sua alegria desapareceu, quando reparou que o seu presente era uma pequena pedra laranja.
            - O que é avô?
            - Encontrei esta pedra numa das minhas expedições em busca das pedras lendárias. Guardei-a porque a considerei bonita, mas reparei que quando tu nasceste ela começou a brilhar e o seu brilho tem crescido contigo.
            - Pedra lendária? Elas afinal existem?
            - Sim… Estava a guardá-la para a altura certa, pois eu não consigo suportar o seu poder, visto que não sou o escolhido, mas talvez tu consigas.
            Foi então que Formis decidiu que iria atrás das pedras restantes, tal como o seu avô fizera. A sua mãe, muito preocupada, lá aceitou a decisão do filho:
            - Vai, mas volta rápido. Com ou sem as malditas pedras, eu só quero que voltes são e salvo.
            Formis estava radiante. Fez os preparativos para partir no dia seguinte, pensando nas aventuras que iria viver e nos lugares fantásticos que iria visitar. Mal dormiu.
            Quando acabou o seu pequeno-almoço reforçado, agarrou na mochila e despediu-se:
            - Vou ter saudades vossas…
            - E eu tuas meu pequenote! – disse a mãe a chorar, dando-lhe um abraço tão forte que quase lhe tirou o fôlego.
            - Toma isto netinho, é um mapa de Solarys, vai ajudar-te. Lembra-te de confiar em ti e nas pedras. Segue seguro, netinho, e voltarás em breve.
            - Obrigado.
            E foi então que partiu em direção ao sol que nascia, olhando uma última vez para trás, antes de os portões da cidade se fecharem, e seguiu em frente, confiando nas suas capacidades e na pedra que levava consigo.     

Boa partida para uma brilhante chegada

Olá caros leitores. Cá estamos novamente para continuar a jornada da aprendizagem.
Esta breve mensagem serve para desejar a todos um excelente ano letivo 2012/2013 e deixar a todos os professores, alunos, pessoal auxiliar e administrativo, encarregados de educação e Direção das escolas do nosso Agrupamento, uma palavra de agradecimento pelo bom trabalho que têm desenvolvido e reforçar os votos de ânimo, inspiração e dedicação para levar a cabo um dos mais nobre processos, que envolve os atos de ensinar, educar, aprender e crescer de forma saudável e equilibrada. Juntos faremos o sucesso.
Bom ano e visitem este nosso blog.

A Redação

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais cor na nossa escola

A arte começa a tomar conta das paredes e dos muros da João da Rosa. Na passada sexta-feira, 20 de julho, foram inaugurados os murais que agora dão mais cor e vivacidade às fachadas da escola. A pintura da entrada resultou de um concurso levado a cabo nas aulas de Educação Visual da professora Elisabete Mendonça. O trabalho vencedor é da Raquel Sousa do 7º D. A pintura do lado norte retrata uma cena histórica da luta dos Olhanenses contra os invasores franceses e é da responsabilidade da turma do 8ºC e do professor Joel Sousa. A todos os envolvidos muitos parabéns e que continuem a colorir a escola, tornando-a num espaço mais acolhedor e convidativo à prendizagem.
A Redação









quarta-feira, 6 de junho de 2012

O riso andou à solta

O contador de histórias Jorge Serafim confirmou o seu talento natural para contar e encantar o público. Em duas sessões que ocorreram nos dias 28 e 29 de maio, na biblioteca escolar, espalhou risadas e gargalhadas espontâneas entre alunos, professores e pessoal auxiliar. Contou histórias tradicionais do património oral português e das diversas nacionalidades que foi encontrando entre a audiência. Casa cheia nos dois dias e muito riso. 
















quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Escola recebe a Orquestra do Algarve


          No âmbito do projeto “A Escola recebe a Orquestra do Algarve”, um projeto de âmbito pedagógico levado a efeito pela Direção Regional de Educação do Algarve e a Associação Musical do Algarve, a nossa Escola foi selecionada e recebeu, no dia 15 de Maio, pelas 15:30 h, um grupo de música de câmara desta orquestra. Prosseguindo a estratégia de formar e informar novos públicos, procura-se assim melhorar o conhecimento das crianças e jovens sobre os instrumentos que constituem uma orquestra, bem como sobre as mais variadas obras de compositores clássicos e contemporâneos.
          O projeto "A Escola recebe a Orquestra do Algarve" permite às escolas receber, de uma forma mais intimista e interativa, a Orquestra do Algarve (OA) em agrupamentos de música de câmara, que asseguram intervenções musicais e esclarecimentos sobre o funcionamento de uma orquestra e respetivos instrumentos.
          Tendo em conta as características deste projeto e as condições requeridas para a sua apresentação, destinou-se o mesmo ao 2.º ciclo, a um número limitado de turmas - 5.º C; 5.º D ; 6.º A; 6.º B e 6.º C – e respetivos professores acompanhantes.
          A participação foi aberta a todos os docentes e funcionários que, não estando em exercício de outras funções quisessem assistir.